Como falar sobre HIV com os jovens

 


Por Ícaro Kropidloski


Dados do Ministério da Saúde demonstram que entre 2011 e 2021, mais de 52 mil jovens, entre 15 e 24 anos, vivendo com HIV, evoluíram seu quadro clínico para Aids. Isto evidencia falhas no que diz respeito a prevenção, mas principalmente escancara a falta de diagnóstico e|ou tratamento adequado. Aproximadamente um terço da população mundial encontra-se na faixa etária entre 10 e 24 anos e, segundo a OMS, é nesta faixa de idade que se concentra metade das infecções por HIV. Em 2022, 41% dos casos de HIV notificados no Brasil eram de pessoas entre 15 e 29 anos de idade. 

 Com objetivo de conscientizar, qualificar o debate, reverter estes números e contribuir para uma mudança significativa no cenário que se apresenta, listamos abaixo quatro palavras chave para pensar sobre como falar sobre  HIV com os jovens. Confira!


Informação

Sempre batemos nesta tecla, o primeiro passo é a informação. Deve-se buscar dados e sair dos achismos. Para isso documentos como os sugeridos a seguir são ótimos aliados. 



Comunicação

E como “embrulhamos” essas informações, fazendo com que elas cheguem de forma compreensível a jovens de acordo com diferentes recortes sociais e políticos? Nesse sentido, é necessário melhorar as estratégias de comunicação voltadas para jovens, criando ações preventivas e de mobilização onde esse público se concentra, devemos ir até eles. Mais do que isso,  a educação entre pares pode ajudar, com jovens conversando com jovens,  usando sua própria linguagem e gírias para abordar o HIV. 

Prevenção e Acolhimento

Escuta ativa e empática, para rever e desconstruir estigmas, é algo necessário. Deve-se validar e confiar na capacidade de autocuidado do jovem. Esse é o primeiro passo para o estabelecimento de uma relação de confiança. Compreender o que se passa com ele e acolher as suas dificuldades é extremamente importante. 


Acompanhe o projeto

Confira as lives e reportagens e siga o Fonatrans nas redes sociais! 

**Este material integra o projeto Saúde e Cidadania Travesti e Transexual, uma parceria do Fórum Black Trans Brazil - Fonatrans com o Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, com recursos do projeto BRA 15/004 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).


Comentários