Drag queen é cotada para assessoria de diversidade na Secom

 



1ª drag queen a disputar um cargo na Câmara, Ruth é suplente da federação PT, PV e PC do B na Casa

A drag queen Ruth Venceremos (PT-DF) é cotada para assumir a Assessoria de Participação Social e Diversidade da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Seu nome deve ser formalizado pelo ministro da pasta, Paulo Pimenta. Ele tomou posse no cargo nesta 3ª feira (3.jan.2023).

Ruth Venceremos é a drag queen vivida por Erivan Hilário dos Santos, 38 anos. Formada em pedagogia pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e mestre em educação pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), atua como produtora cultural, educadora e ativista política.

Filiada ao PT, foi a 1ª artista drag queen a disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Ela concorreu pelo Distrito Federal. Obteve 31.538 votos, mas não foi eleita. É a 1ª suplente da federação PT, PC do B e PV. Ou seja, caso um congressista de um desses partidos deixe o posto, pode assumir o mandato na Câmara.

Ruth é conhecida pela sua atuação no MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), onde é coordenadora nacional de educação. Ela começou seu ativismo político no movimento quando tinha 13 anos, em Pernambuco, seu Estado natal. Ela também é uma das fundadoras do coletivo LGBT Distrito Drag.

Em 2019, Ruth foi condecorada com o Prêmio de Direitos Humanos do Governo do Distrito Federal.

Fonte: Poder 360


Comentários