Brasília ganha 'maior pintura arco-íris LGBT' do país

Ao todo, 460 metros dos dois lados do viaduto da Galeria dos Estados ganharam pintura colorida neste domingo (3). Segundo Associação Brasília Orgulho mensagem é de 'respeito e diversidade'.


Os dois lados do viaduto da Galeria dos Estados, no Distrito Federal, ganharam 460 metros de uma pintura colorida neste domingo (3). A intervenção artística ocorreu das 9h às 17h entre o Setor Comercial Sul e o Setor Bancário Sul e é considerada pela Associação Brasília Orgulho, organizadora do evento, como "a maior pintura arco-íris LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros] do país".

O objetivo é divulgar a mensagem de "respeito e diversidade", além de abranger aspectos culturais, urbanísticos e turísticos na capital federal. O convite para pintar o espaço foi feito pela Secretaria de Cultura do DF e realizado em parceria com a Associação de Educação do Homem do Amanhã do Brasil (Habra).

"A gente ficou muito feliz com o evento e, também, por toda simbologia. Ali já é um espaço de pintura, de grafite, e a gente está se sentindo acolhido. É um presente pra cidade, para LGBT's de Brasília e de fora também", analisa Welton Trindade, coordenador do Brasília Orgulho.

Segundo Welton, a pintura no viaduto deixa uma "marca" em Brasília e vai virar atração para pessoas de todo o Brasil.


A pintura com as cores do arco-íris foi feita por pintores profissionais, mas quem passava pelo local e quisesse participar da ação podia pintar um trecho e fazer fotos. A intervenção artística contou, ainda, com música e um ensaio fotográfico em cima do viaduto realizado pelo coletivo artístico Distrito Drag. No local, também foram arrecadados alimentos para LGBT's em vulnerabilidade social.


Brasília Orgulho é o coletivo ativista que organiza o Festival, de mesmo nome, com mostra de filmes, eventos de artes visuais, debates, pesquisa, festas, atividades esportivas e a parada do orgulho LGBT de Brasília.

No ano passado, em junho, o Parque da Cidade, o Buraco do Tatu e monumentos de Brasília também ganham cores do arco-íris. Foram pelo menos 10 intervenções artísticas que resultaram no prêmio internacional Interpride, rede mundial de paradas.


Fonte: G1

Comentários