1ª drag queen foi ex-escravo que se tornou 1º ativista a liderar resistência LGBTQ nos EUA

William Dorsey Swann foi a primeira pessoa a se autointitular como drag queen. Nascido escravizado em Maryland, nos Estados Unidos, por votla de 1858, ele se tornou a primeira drag da história após conquistar a liberdade.


Swann teria usado o termo “queen of drag” por volta dos anos 1880 e foi preso inúmeras vezes pela polícia, uma delas por “representação feminina”, em 1888. Posteriormente, ele teria passado 10 meses na cadeia pela acusação falsa de “manter uma casa desordenada” – eufemismo para possuir um bordel.


O ativista recorreu da sentença e pediu o perdão do presidente Grover Cleveland. Embora o pedido tenha sido negado, este se tornou o primeiro caso conhecido de pessoas LGBTQ perseguindo seus direitos legais no país.

Swann não apenas performava como drag queen. Ele também organizava bailes drag que reuniam outros ex-escravizados para dançar e se vestir como verdadeiras rainhas.


Outro exemplo de resistência vivido pelo americano foi durante a prisão de um grupo de homens vestidos como mulheres em Washington, em 1888. Enquanto diversos deles, inclusive Swann, não lograram se safar, cerca de uma dúzia saiu livre, graças à coragem do ativista, que enfrentou o tenente responsável pela operação com gritos de “Você não é um cavalheiro”, segundo conta o El Español.

Recentemente, o pesquisador Channing Gerard Joseph transformou a história do queen of drag em livro. Sua obra, intitulada “House of Swann“, detalha 15 anos de pesquisa sobre a vida do pioneiro queer e deve ser lançada ainda este ano pela editora Crown, nos Estados Unidos.

Fonte: Hypeness


Comentários