Diretor de marketing da Victoria’s Secret pede demissão depois da contratação de modelo trans brasileira

Ed Razek, que havia feito declarações contra modelos trans no ano passado, acaba de deixar a grife de lingerie americana

A modelo transexual Valentina Sampaio, que foi contratada pela Victoria's Secret na semana passada  (Foto: Gotham/GC Images)
A MODELO TRANSEXUAL VALENTINA SAMPAIO, QUE FOI CONTRATADA PELA VICTORIA'S SECRET NA SEMANA PASSADA (FOTO: GOTHAM/GC IMAGES)

Ed Razek, diretor de marketing da Victoria’s Secret, decidiu deixar seu posto depois que a companhia contratou pela primeira vez uma modelo transexual – a brasileira Valentina Sampaio, de 22 anos. Razek havia sido alvo de críticas no ano passado por conta de declarações dadas à revista Vogue.
Em sua fala, Razek disse que modelos transexuais não deveriam ser chamadas para os desfiles da marca “porque o desfile é uma fantasia”. Na mesma entrevista, disse ainda que modelos plus-size não se encaixavam nos moldes da Victoria’s Secret e que o público não tinha interesse em vê-las. Mais tarde, ele pediu desculpas pelas declarações “insensíveis”. Na época, muita gente pediu que ele renunciasse ao cargo, mas nada aconteceu.
No dia 2 de agosto, foi feito o anúncio de que a modelo cearense Valentina Sampaio era a primeira transexual a participar de campanhas publicitárias da Victoria's Scret. No dia seguinte, Valentina compartilhou uma foto sua no Instagram, enquanto participava de uma sessão de fotografias para a linha Pink, voltada para consumidoras mais jovens. Em outro post, ela escreveu: “Never stop dreaming” (“Nunca deixe de sonhar”).
A notícia de saída de Razek foi divulgada hoje pelo Business Insider, que teve acesso a um memorando interno da empresa. Representantes da marca não comentaram sobre o tema. A renúncia do executivo acontece num momento em que a grife enfrenta muitas críticas de mulheres participantes dos movimentos #MeToo e Time’s Up. A empresa foi criticada pela sua hiperssexualidade e também por apresentar suas peças em modelos muito magras, o que iria contra a tendência de valorização do corpo.
A Victoria’s Secret também sofreu comentários negativos por conta das peças ínfimas, na contramão da lingerie inspirada na moda esportiva, que coloca o conforto em primeiro lugar. Na semana passada, após uma série de notícias sobre quedas de vendas e lojas fechadas, foi anunciado que o desfile de 2019 da marca seria cancelado.
Fonte: ÉPOCA

Comentários