Entre os dias 10 e 13 de novembro, a cidade de Vitória-ES foi palco do Curso de Elaboração, Gerenciamento de Projetos e Captação de Recursos para Pessoas Trans Negras, promovido pelo Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (FONATRANS). A atividade faz parte do projeto "Transicionando Oportunidades para Empregabilidade e Geração de Renda no Mundo do Mercado de Trabalho para Pessoas Trans e Travestis no Estado do Espírito Santo", realizado por meio do Termo de Fomento n° 959208/2024, com recursos de Emenda Parlamentar da Deputada Federal Jack Rocha.
O curso reuniu 50 pessoas trans negras, residentes da capital e de municípios vizinhos, com o objetivo de fortalecer suas capacidades para ingressar e se destacar no mercado de trabalho. Durante os quatro dias de formação, os participantes receberam orientações práticas e teóricas sobre planejamento de projetos, estratégias de captação de recursos e ferramentas para alcançar a sustentabilidade financeira de iniciativas voltadas às suas comunidades.
A iniciativa reflete o compromisso do FONATRANS em ampliar as oportunidades para a população trans negra, promovendo autonomia, empregabilidade e justiça social. Segundo a organização, além de oferecer conhecimentos técnicos, o curso também foi um espaço de fortalecimento coletivo e valorização das vivências e histórias de resistência dessas pessoas, destacando a importância de políticas públicas inclusivas e específicas para esse segmento.
A Presidente do FONATRANS, Jovanna Cardoso, destacou que “é fundamental investir no potencial transformador da população trans negra, oferecendo as condições necessárias para que suas ideias e projetos se tornem realidade”.
Com o sucesso da formação em Vitória, o FONATRANS reforça sua missão de continuar impulsionando ações que promovam equidade e oportunidades para as pessoas trans e travestis em todo o Brasil. Estão previstos a realização de formações no Rio de Janeiro, Araraquara e Belo Horizonte ainda neste ano de 2024.
Comentários
Postar um comentário