Brasileiro Luca Kumahara é o 1º mesa-tenista trans a competir na seleção masculina

O caso é inédito na modalidade em escala global, o que levou a ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa) a criar um grupo de trabalho para estudar o tema.


No último dia 8 de agosto, a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) concedeu aprovação ao mesa-tenista brasileiro Luca Kumahara para sua participação em competições masculinas. A decisão foi comunicada à Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), que havia solicitado a mudança no ano passado, após o atleta anunciar sua intenção de passar pelo processo de transição de gênero. As informações são do Estado de Minas.

Este caso de transição de gênero é inédito na modalidade em escala global, o que levou a ITTF a criar um grupo de trabalho para estudar o tema. Raul Callin, secretário geral da ITTF, expressou apoio a Kumahara, afirmando: “Na ITTF, compreendemos que essa transição é um passo significativo em sua jornada e queremos garantir que a Federação apoie suas escolhas e decisões. Estamos empenhados em criar um ambiente que promova a inclusão e respeite as identidades individuais”.

O anúncio de sua transição ocorreu no ano passado, quando começou a adotar o nome social “Luca” nos torneios internacionais, permanecendo integrante da equipe feminina de tênis de mesa do Brasil. Seu adeus à categoria feminina aconteceu no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, realizado em Durban, na África do Sul, em maio deste ano. A decisão de adiar a hormonização surgiu devido ao desejo de participar do Campeonato Pan-Americano de Santiago em 2023 e das Olimpíadas de Paris em 2024 na categoria feminina. No entanto, uma mudança inesperada de técnico na seleção brasileira o fez reconsiderar seus planos. Apesar dos conflitos anteriores entre a CBTM e a seleção, Kumahara expressou gratidão pelo apoio que recebeu da entidade após revelar sua identidade como homem trans. O atleta enfatizou a importância desse acolhimento, que abriu espaço para discutir questões de identidade de gênero na modalidade esportiva. Luca Kumahara iniciou sua carreira nos jogos Pan-Americanos de 2011 e 2015, sendo que neste último foi medalhista de prata juntamente com Lígia Silva e Gui Lin.

Fonte: Gay Blog

Comentários