Mulher trans e negra, Urias transforma sua fúria em música: 'O medo se transforma em uma grande raiva'

 


“Estou prestes a me tornar uma pessoa horrível. Mesmo que nunca tivesse pensado que era boa.” As frases sussurradas em inglês por Urias nos 48 segundos da introdução do álbum “Fúria”, cuja segunda parte foi lançada em janeiro, anunciam que algo catártico está por vir nas faixas seguintes. E a jovem, de 27 anos, não é de frustrar expectativas. O disco é um mergulho nas raivas que ela, uma mulher transexual e negra, passou ao longo da vida e explode em verdades cantadas a plenos pulmões.

 “Dado o meu recorte, chega uma época em que você começa a ser privada de várias coisas”, conta a mineira, nascida em Uberlândia, sobre as reflexões por trás das composições. “Você não tem acesso à educação, à família, ao mercado de trabalho e passa a ficar com medo de sair de casa. Mas chega um momento em que entende como nada disso é culpa sua e você não pode fazer nada para mudar. E aí, o medo vai se transformando em uma grande raiva de tudo e de todos que não prestam atenção nisso.”

Verdades que, ao que tudo indicam, tocaram a alma de muita gente. “Fúria” chegou a ser o álbum mais vendido no iTunes BR, e a cantora se prepara para dar início à primeira turnê pela Europa, onde fará apresentações sozinha e abrirá shows de Pabllo Vittar, a partir de maio. Tudo isso depois de ter levado um prêmio de Melhor Direção de Arte no Berlin Music Video Awards pelo clipe “Diaba”, com o qual se lançou na carreira musical, em 2019. Na ocasião, a cantora adentrou à cena fazendo barulho, devido à alta qualidade da produção. “Eu me endividei para gravá-lo, mas queria me apresentar artisticamente de um jeito que não pudessem negar o meu trabalho.”

Acertou em cheio. Em pouco tempo, caiu nas graças de gente como Gaby Amarantos, que a convidou para gravar a música “Vênus em escorpião”, ao lado de Ney Matogrosso. “Ela é uma artista única”, elogia Gaby, que a considera um dos nomes mais interessantes da nova cena. “Precisava de alguém que tivesse uma voz poderosa para somar com o Ney e comigo, e ela foi a parceira perfeita.” Que venham os próximos passos.

 Fonte: O Globo

Comentários