É #FAKE que governo da Bahia criou mascote trans 'Zé Gatinha' para incentivar vacinação

O g1 não publicou uma reportagem com esse título e conteúdo. Governo a Bahia esclarece que a mensagem é falsa e que os conteúdos usam uma foto manipulada do governador ao lado do que seria o falso personagem.




Circula nas redes sociais imagem de um suposto print de uma reportagem do g1 com o título: "Zé Gatinha", governador da Bahia apresenta mascote trans para incentivar vacinação do público LGBTQIA+". É #FAKE.
A mensagem falsa diz: "Zé Gatinha, governador da Bahia apresenta mascote trans para incentivar vacinação do público LGBTQIAP+" A novidade foi divulgada durante o lançamento do Programa Vacina Bahia, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT)."

O g1 não publicou uma reportagem com esse título e conteúdo. A imagem é uma montagem obtida por meio de manipulação fraudulenta. Procurado pelo Fato ou Fake, o governo a Bahia esclarece que a mensagem é falsa e que os conteúdos usam uma foto manipulada do governador ao lado do que seria o falso personagem.
Segundo o governo da Bahia, a foto manipulada foi feita usando como base uma foto real, feita durante visita do governador à cidade de Campo Formoso no dia 10 de fevereiro de 2023.

Na imagem real aparecem a secretária de Saúde do estado, Roberta Santana, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Adolfo Menezes, e o ministro Rui Costa (Casa Civil). A montagem suprime as imagens do ministro e do deputado e inserem no lugar a imagem do falso mascote.

O que o governo da Bahia criou foi uma mascote chamada Maria Gotinha, "versão feminina e preta do popular Zé Gotinha". Segundo o governo da Bahia, "não há registro ou previsão de outras versões do mascote lançadas ou criadas pelo governo baiano."

Fonte: G1

Comentários