TRANSFOBICA! J.K. Rowling agora se diz 'incompreendida'

Autora de 'Harry Potter' tem recebido críticas, do público e de atores da franquia, por manifestações contra a comunidade trans


Não é novidade que a autora da franquia "Harry Potter", J.K. Rowling, sofre críticas por expor comentários transfóbicos em suas redes socias.  Contudo, recentemente, a escritora afirmou se sentir "profundamente incompreendida".

"O que me interessou nos últimos anos, particularmente nas redes sociais, [é quando os fãs escrevem] 'você estragou seu legado, você poderia ser amada para sempre, mas escolheu dizer isso'. E eu penso: 'você não poderia ter me incompreendido mais profundamente'", diz Rowling em trecho do podcast "The Witch Trials of J.K. Rowling", que será lançado no próximo dia 21.

A fala foi divulgada no trailer do podcast, em que a autora ainda afirma: "Nunca tive a intenção de irritar ninguém. No entanto, não fiquei desconfortável em descer do meu pedestal".

Além da escritora, a série em áudio de criação da repórter Bari Weiss, que trabalhou no New York Times, também trará episódios com opinões de críticos, jornalistas, fãs e especialistas no mundo bruxo.

Em junho de 2020, a escritora publicou uma série de tweets em que questionava a expressão "pessoas que menstruam", justificando que já havia uma palavra que resumia a expressão, se referindo a palavra "mulheres".

Os fãs do trabalho da autora e a comunidade LGBTQIA+ criticaram as declarações, uma vez que elas excluem os homens trans . Atores da franquia "Harry Potter" como Daniel Radcliffe (Harry Potter), Emma Watson (Hermione Granger), Rupert Grint (Ron Weasley),  Harry Melling  (Dudley Dursley) e Eddie Redmayne - protagonista do spin-off "Animais Fantásticos" - também se manisfestaram contrários às posicionamentos de Rowling.

Após a polêmica, a autora publicou um ensaio defendendo uma colega escritora que havia sido demitida por comentários transfóbicos. Em julho de 2021, Rowling retornou ao Twitter com um post ironizando os ataques que passou a receber.

"Agora que centenas de ativistas trans ameaçaram me bater, estuprar, assassinar e bombardear, eu percebi que esse movimento não apresenta nenhum risco às mulheres", escreveu na rede social.

Em agosto do ano passado, a autora lançou o livro "The Ink Black Heart ("O Coração de Tinta Preta", em tradução) , que conta a história da personagem Edie Ledwell, uma cartunista criticada por trabalhos transfóbicos e que é encontrada morta após ameaças.

Recentemente o video game "Hogwarts Legacy", baseado no universo bruxo, incluiu sua primeira personagem trans, a Sirona, decisão que causou espanto, pelos posicionamentos de Rowling.

Fonte: IG Queer

Comentários