Mulher trans é impedida de usar banheiro feminino e expulsa por seguranças da quadra da Viradouro

Gravação mostra Milena Ravache rendida por um dos seguranças do local enquanto é expulsa da quadra da escola. Presidente da agremiação repudiou episódio. Caso foi registrado na delegacia como constrangimento ilegal e preconceito.


Uma mulher trans foi impedida de usar o banheiro feminino na quadra da Escola de Samba Unidos do Viradouro, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, durante um ensaio técnico para o carnaval. Milena Ravache chegou a ser rendida por um dos seguranças do local e expulsa do estabelecimento.

O caso foi registrado na 78ª DP (Fonseca) como constrangimento ilegal e preconceito. Um vídeo gravado na noite desta terça-feira (31) mostra o momento em que a vítima é expulsa do local, rendida por um segurança.


“Minha amiga sendo retirada da Viradouro por não poder usar o banheiro. Uma mulher sofrendo transfobia. Mulher trans operada resignada é proibida de usar o banheiro feminino na Unidos do Viradouro no ensaio técnico. Sofrendo preconceito e sendo colocada para fora pelos seguranças de forma grosseira. Cadê os direitos do nosso povo LGBTQIA+?”, disse Eduardo Mello, amigo de Milena.


g1 procurou a Unidos do Viradouro para comentar o caso e o presidente da agremiação, Marcelinho Calil, afirmou que "atitudes como essas são injustificáveis". O presidente disse ainda que "repudia qualquer atitude discriminatória e que nossa quadra é lugar de diversidade e respeito" (veja a nota na íntegra no fim da reportagem).


A Polícia Civil do Rio de Janeiro também foi procurada, mas não se manifestou sobre o caso até a publicação desta reportagem.



Nota da Viradouro:


"A Presidência e toda a diretoria da Unidos do Viradouro têm dado, ao longo dos anos, sucessivas demonstrações de respeito à diversidade de gênero e de combate a qualquer tipo de preconceito.


Estamos buscando contato com a frequentadora para que possamos convidá-la para uma conversa presencial.


Atitudes como essas são injustificáveis e garantimos que todas as medidas serão tomadas.


Ressaltamos que a Unidos do Viradouro repudia qualquer atitude discriminatória e que nossa quadra é lugar de diversidade e respeito. Nunca de discriminação."


Fonte: G1

Comentários