Casal indiano interrompe transição de gênero para ter bebê

 

A sessão de fotos de um casal transgênero indiano — que interrompeu sua terapia hormonal para ter um bebê — viralizou nas redes sociais recentemente




Ziya Paval, 21 anos, e seu companheiro Zahad, 23, que moram no estado de Kerala, no sul da Índia, estavam em processo de transição de gênero quando decidiram ter um filho. Ziya, que foi registrada como homem ao nascer e agora se identifica como mulher, disse que sempre quis ser mãe. Já Zahad, que nasceu como mulher e agora se identifica como homem, está gerando o bebê. O casal compartilhou há poucos dias as fotos da gravidez nas redes sociais e vem recebendo apoio. “Pessoas trans merecem uma família”, comentou a atriz transgênero S Negha em um post de Ziya no Instagram.

Ziya e Zahad disseram que a experiência é "rara" na Índia porque "ninguém mais se autodenomina pai biológico na comunidade transgênero", até onde eles sabem. Os dois se conheceram há três anos, quando ambos estavam separados de suas famílias. "Sou de uma família muçulmana conservadora que nunca me permitiu aprender dança clássica", diz Paval. "[Meus pais] eram ortodoxos a ponto de cortarem meu cabelo para que eu não dançasse", completou.

Ela conta que saiu de casa para participar de um festival da juventude e nunca mais voltou. Aprendeu a dançar em um centro comunitário transgênero e agora ensina aos alunos no distrito de Kozhikode. Já Zahad, que é contador, vem de uma família cristã da comunidade de pescadores da cidade de Thiruvananthapuram. Atualmente trabalha em um supermercado. Ele deixou sua família depois de se assumir como transgênero, mas depois que engravidou, sua família aceitou e passou a apoiar o casal. "Eles estão ajudando Zahad durante a gravidez", diz Paval.

Foi a mãe de Zahad quem inicialmente pediu para que eles não tornassem a gravidez pública. No entanto, o casal anunciou a chegada do bebê pelas redes sociais há uma semana. Ziya disse que sua família ainda não aceitou.

O casal decidiu ter um bebê há um ano e meio, quando ambos estavam em diferentes estágios de transição de gênero, disse Paval à BBC. Os ovários e o útero de Zahad ainda não haviam sido removidos, então o casal interrompeu a terapia hormonal a conselho de seus médicos. No entanto, poderão dar continuidade após o parto. O casal disse que a comunidade transgênero foi "muito acolhedora" com a notícia da gravidez. "Claro, há pessoas dentro e fora da comunidade transgênero que acreditam em estereótipos. Eles acham que um homem trans não pode carregar um bebê", diz Paval. "Mas isso não importa", finalizou.


Segundo a BBC News, estima-se que a Índia tenha cerca de dois milhões de transgêneros, embora ativistas digam que o número é maior. Em 2014, a Suprema Corte da Índia decidiu que eles têm os mesmos direitos que as outras pessoas. No entanto, eles ainda lutam para ter acesso à educação e à saúde e muitas vezes enfrentam preconceito e estigma.


Fonte: Revista Crescer

Comentários