Câmara inicia trabalhos com duas deputadas trans

Erika Hilton (Psol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG) serão as primeiras mulheres transexuais na Casa


Erika Hilton (Psol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG) tomam posse como deputadas nesta 4ª feira (1.fev.2023), junto com os demais congressistas eleitos em 2022. Pela 1ª vez, a Câmara dos Deputados terá duas mulheres trans em sua composição.

Hilton e Salabert foram eleitas com 256.903 e 208.332 votos, respectivamente.

Segundo levantamento da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), 37 pessoas trans concorreram a uma vaga na Câmara em 2022.

Antes de chegar à Casa, Hilton foi a 1ª vereadora trans eleita na Câmara Municipal de São Paulo, em 2020.

Em entrevista ao Poder360, ela disse que sua prioridade no Congresso será pautar o enfrentamento à fome.

No Legislativo municipal, a vereadora conseguiu aprovar o PL (projeto de lei) 465 de 2021 (íntegra – 5 MB) para assegurar a nutrição e segurança alimentar da população na capital paulista.

“Espero chegar em Brasília discutindo a fome, miséria, pobreza e o desemprego como prioridades, até porque ao falarmos dessas pautas, nós estamos falando da vida das mulheres, da negritude, nós estamos falando da vida do povo brasileiro“, disse.

A deputada declarou que espera compor colegiados importantes na Casa, como a CMO (Comissão Mista de Orçamento). Hilton avalia que é preciso “disputar” esse espaço.

“Muitas vezes pensam que o nosso corpo é apenas para discutir direitos humanos, para discutir pautas segmentadas, quando nós sabemos o impacto que o Orçamento tem para pauta dos direitos humanos, das mulheres, negritude e LGBTQIA+“, afirmou.

Na Câmara de São Paulo, Hilton foi presidente da Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania. Disse que ficaria “muito honrada” de compor o grupo na Câmara dos Deputados.

Já Salabert é professora de literatura e foi vereadora de Belo Horizonte. Ele também criou a ONG Transvest, que oferece cursos educacionais a pessoas transgênero e travestis.

Também em entrevista ao Poder360, a deputada eleita afirmou ser necessário discutir “políticas estruturantes” para o país.

“Precisamos voltar a discutir políticas estruturantes para o país. Esse é meu compromisso. Se eu quisesse ficar no discurso 100% ideológico, eu ficava nos movimentos sociais, que tem papel fundamental para impulsionar as mudanças no país. Mas a política pressupõe a construção de políticas estruturantes para o bem-estar do povo“, declarou.

Salabert declarou que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá contar com ela para pautas que envolvam justiça social, ambiental e climática.

“Meu compromisso é com o povo e os trabalhadores. Eu angario apoios para projetos pautados para a justiça social, ambiental e climática. Para esses projetos contem comigo. […] Nós não esquecemos que o vice é o Alckmin“, afirma.

Defensora da sustentabilidade, a congressista eleita afirma que seu principal enfrentamento será à bancada ruralista.

“Meu maior enfrentamento será com a bancada ruralista, que se coloca como uma bancada de certo modo irresponsável por endossar uma política de desmonte da legislação ambiental“, afirmou.

Fonte: Poder 360

Comentários