Dermatologista cria projeto para atender gratuitamente mulheres trans para transplante capilar

O projeto T.R.A.N.S.(plante) atende mulheres trans em situação de vulnerabilidade para transplante capilar gratuito


Com a proximidade de 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans, o médico dermatologista Julio Pierezan afirma seu apoio à causa com o projeto T.R.A.N.S.(plante), o qual atende mulheres trans em situação de vulnerabilidade para transplante capilar gratuito. A iniciativa, que existe desde 2020, foca na feminilização.

“No caso específico do cabelo, muitas mulheres trans podem não se sentirem confortáveis em ter a linha capilar mais alta, resultando em uma testa mais longa e com entradas visíveis ou, até mesmo, um problema de calvície. Alteramos essa ‘hairline’ deixando a área mais delicada e feminina, melhorando, sobretudo, o contorno facial, e fazendo com que essa mulher consiga pentear seus fios da forma que quiser”, conta Julio Pierezan.

Segundo Julio Pierezan, que atende em uma clínica em São Paulo que leva o seu nome, o propósito é transformar o máximo de vidas possíveis. “Há muito sofrimento na história das mulheres trans, desde a sua descoberta e autoaceitação, reconhecimento pessoal da identidade de gênero, aceitação da família e da sociedade. Tudo isso junto com uma situação financeira, muitas vezes desfavorável, que as impedem de se submeterem a esses processos de feminilização. Portanto, se pudermos ajudar nessa Transformação, nesse Recomeço, espalhar Amor, resgatar a autoestima para o Nascimento dessa mulher na sociedade e ainda ajudá-las nesse processo de Superação, ficaremos felizes”, explica o especialista.

De acordo com uma pesquisa publicada em 2021, o Brasil possui 2% da população adulta de pessoas trans e não binárias, isto é, cerca de 3 milhões de pessoas. A ideia do projeto surgiu quando a Clínica Pierezan recebeu a solicitação de três pacientes com esse perfil, conta o profissional. Desde então, passou a amadurecer a ideia de oferecer uma cirurgia de transplante capilar por mês para uma mulher trans e todo o acompanhamento por 12 meses com a equipe de enfermagem e concierge. Além disso, o projeto inclui todos os tratamentos clínicos pós-transplante.

“Comecei a entender melhor esse universo, sentir a dor delas e todas as dificuldades nesse processo de transição de gênero. Como é triste e frustrante você ser invisível para o mundo e não poder viver a sua verdade”, argumenta o especialista, que também faz parte da Associação Brasileira do Cabelo (SBC).

Um estudo de 2020 da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) aponta que apenas 16,7% dos transgêneros, de 528 trans entrevistados, estavam no mercado formal de trabalho no Estado de São Paulo.

“Essa transição afeta todas as esferas da vida da pessoa trans e queremos ajudar nesse processo de autoaceitação, autoamor, autocuidado e que ela tenha, sobretudo, mais oportunidades no campo profissional porque sabemos que ainda existe muito preconceito”, conclui Julio Pierezan.

Para sustentar esse projeto, a Clínica Pierezan também está aberta para parceria com ONGs focadas no atendimento de mulheres trans para fazer a indicação e a triagem dessas pacientes.

Inscrições para o projeto T.R.A.N.S.(plante)

Qualquer mulher trans pode se inscrever pelo e-mail contato@pierezan.com, basta informar nome, idade, telefone, cidade onde mora e enviar um vídeo contando sua história.

Sobre Julio Pierezan (CRM 182152)

É um médico tricologista, ex-calvo, especializado em cirurgia de Transplante Capilar (Buenos Aires/ARG), pós-graduado em dermatologia, membro da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC) e da World FUE Institute, e médico diretor da Clínica Pierezan.

Sua clínica, localizada no tradicional bairro da Vila Nova Conceição, em São Paulo, tem uma equipe com experiência em transplante capilar. Seus pacientes são homens, mulheres e LGBTQIA+. Alguns famosos também fazem parte da lista de pacientes, como a atriz Tânia Mara, os comediantes Diogo Portugal, Marcus Cirillo, Julio Oliveira, o ator Rafael Almeida e o modelo Jean Visconti.

Para mais informações: www.pierezan.com

Instagram @drjuliopierezan

Facebook @drjuliopierezan

Fonte: Gay Blog

Comentários