Jovanna Cardoso recebe “Moção” de reconhecimento da Câmara Municipal de Niterói-RJ

 


A coordenadora da ONG Fórum Nacional de Travestis e Transexuais, Negros e Negras (Fonatrans), Jovanna Cardoso, recebeu a “Moção de Aplausos” em reconhecimento aos serviços prestados a comunidade LGBTQI+ brasileira. A entrega da honraria foi proposta pelo vereador Leonardo Giordano (PSOL) e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares. A solenidade aconteceu no último dia 15 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional do Orgulho de Ser Trans no Brasil.

“Foi a data em que pela primeira vez na história as pessoas e reuniram no Rio de Janeiro, lideradas por mim, e registramos em cartório a primeira ONG voltada para defender o direito dessas pessoas no mundo, isso no ano de 1992”, informou Jovanna.

Ao longo da semana, Jovanna informou que foram realizados eventos como a Open Society e a Raça e Igualdade, que contaram com a participação de organismos internacionais voltados para a defesa dos direitos humanos. “Também estivemos gravando um longa-metragem que traz a minha história e a história da organização política, a resistência e o enfrentamento na ditadura militar. O longa vai se chamar: Traviarcado brasileiro”, relatou.


Segundo Jovanna, que é natural de Mucuri – BA e reside em Picos há 21 anos, a “Moção” foi aprovada por unanimidade pelos vereadores de Niterói-PI. Ela foi uma das cinco pessoas homenageadas na solenidade. “Foi uma atividade linda e emocionante, o plenário da Câmara estava lotado de pessoas”, frisou.

Além desta homenagem, Jovanna já recebeu o Título de Cidadania Piauiense, aprovada pela Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), além dos títulos de Piracicaba-SP, Recife-PE, dentre outros municípios.

“Estou muito feliz e quero agradecer Picos por me ajudar nessa luta por incluir pessoas, sem transfobia e sem racismo, e quero agradecer Picos por me ajudar nessa luta por igualdade e inclusão, e quero agradecer muito a imprensa picoense por divulgar as minhas ações que tem reverberado nacionalmente e resultado nessas homenagens pelo Brasil afora, obrigada”, comentou.


Fonte: Boletim do Sertão



Comentários