FONATRANS oferece café da manhã à população carente de Picos em comemoração ao Dia do Orgulho LGBTQIA+

 



O Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros – FONATRANS que tem sede nacional em Picos-PI, resolveu comemorar o Dia do Orgulho LGBTQIA+ de forma diferente. Como os efeitos da Pandemia da Covid19 têm castigado de forma mais veemente a população de baixa renda, em especial, a povo que mora nas ruas, um café da manhã foi oferecido a essas pessoas no centro da cidade de Picos neste dia 28 iniciando às 07h da manhã e finalizando às 08h.



Uma mesa farta, bonita e com várias opções de alimentos foi montada em uma tenda instalada sobre a bandeira LGBT que chamava a atenção dos transeuntes. Uma ação diferenciada para esse dia que é considerado o Dia do Orgulho do segmento LGBTQIA+. Mas não tão menos importante, os transeuntes receberam com satisfação esse presente de início de manhã. Muitos agradecimentos foram dispensados à organização, o fato curioso é que essa importante ação não contou com apoio governamental municipal ou estadual e de nenhum político. A ação foi patrocinada pelas próprias ativistas do FONATRANS em parceria com a Coalizão Negra por Direitos.


Dia importante para o calendário mundial onde se comemora o nosso orgulho de ser gente e de estar viva em um país que mais mata pessoas trans no mundo e que essa população só tem expectativa de vida de 35 anos e que durante a pandemia essa expectativa caiu para 29 anos. Então viver, ajudar pessoas, fazer o bem é um regozijo para a alma em um país que mata pessoas simplesmente pelo fato de ser trans, mas esse mesmo país é o maior consumidor de serviços sexuais trans no mundo”, afirma Jovanna Baby, Presidente do FONATRANS.

Jovanna chama a atenção para o engessamento da política de direitos humanos no município de Picos que não existe e foi extinta pela atual gestão. Essa política de tamanha importância que cuida da inclusão, do respeito às diferenças de pessoas negras, idosos, deficientes e LGBTQIA+. Um retrocesso gigantesco se instalou na administração pública de Picos. É lamentável, afirmou.




 


Comentários