Jovem trans é retratada em mural de grafite no Centro de Florianópolis


 

A cantora, performer e trancista Jehnny Glow dos Santos, uma mulher transexual, foi escolhida por quatro artistas grafiteiras para ser modelo de um mural instalado no Centro de Florianópolis. O objetivo delas é provocar uma reflexão por meio da arte do que é "ser e de se tornar mulher".

"Jehnny me disse, quando a gente estava pesquisando e entendendo tudo sobre o que é ser mulher, que ela era sua própria referência. Eu achei isso fundamental na construção do painel, para a gente entender o que é ser mulher na essência", disse a artista visual, Gugie Cavalcanti.

A intervenção faz parte do projeto Street Art Tour, que é viabilizado pela prefeitura, e busca valorizar, produzir e difundir a arte urbana na cidade.

Além das artistas a própria modelo afirma a importância do projeto para discutir e questionar o lugar na mulher trans na sociedade. O Brasil é o lugar que mais mata mulheres transsexuais no mundo.

"Eu sei a luta que é ser eu, a luta que é ser trans, a luta que é ser mulher negra, então isso representa muito. Essa imagem para mim também representa a arte. É um pouquinho de liberdade de expressão", afirma Jehnny.

Segundo as artistas, o resultado agradou a equipe, a modelo e a mãe da modelo.

"Eu fico até emocionada em saber que a minha filha foi uma pessoa escolhida pra ter um painel próprio, uma imagem dela numa parede, onde muitas pessoas vão ver, refletir, se ver e sentir. Como mãe eu estou muito feliz", comemora a mãe, Rita dos Santos.


 

 Fonte: G1

Comentários