ONU reconhece como modelo protocolo de saúde para transexuais e travestis implementado pela CEDS-Rio



O reconhecimento veio através de uma nota no site oficial da ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu os esforços feitos pela Coordenadoria da Diversidade Sexual do Rio de Janeiro (CEDS-Rio) e da RioSaúde em garantir que pessoas transexuais e travestis pudessem usar o nome social nas unidades de saúde pública do Rio, como uma boa prática.  

O uso do nome social é regulamentado no município do Rio de Janeiro desde 2011 e, desde então, algumas iniciativas foram realizadas para garantir que esse direito fosse respeitado. 

O trabalho que foi enfatizada pela ONU foi o da implantação do ‘Formulário Eletrônico Preferencial/Nome Social (e-form)’, nas unidades de saúde administradas pela RioSaúde: Hospital Municipal Rocha Faria, Centro de Emergência Regional da Barra, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Cruz, Rocha Mirando e Cidade de Deus. 

Após a criação do e-form, houveram treinamentos realizados pelas CEDS-Rio com os profissionais da RioSaúde. Com isso, houve um crescimento de 1,225% de pacientes que usaram o nome social nas unidades de saúde citadas, no período entre julho de 2017 e setembro de 2018. 

“É uma emoção gigante ter o trabalho de uma equipe, uma prática social em prol da comunidade transexual, reconhecida pela ONU. O protocolo eletrônico de nome social implementado pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS RIO) em conjunto com a RioSaúde é um marco nas dezenas de políticas públicas desenvolvidas pela CEDS Rio”,  aponta o Coordenador Especial da Diversidade Sexual, Nélio Georgini.

Além dessa iniciativa, a CEDS-Rio fez diversas outras ações entre os anos de 2017 e 2020, para garantir o direito da população trans na cidade do Rio de Janeiro. “O Rio é uma cidade que respira e transpira diversidade e ela precisa ser respeitada”, completamente Georgini.


Foto: Reprodução do site da ONU


Fonte: Notícias do Rio


Comentários