Freira constrói primeiro condomínio do mundo para mulheres trans

 Idealizado pela freira Mónica Astorga, o projeto, que recebeu apoio do Papa Francisco, criou 12 casas para mulheres trans em situação de vulnerabilidade

A freira Mónica Astorga idealizou o primeiro condomínio para mulheres trans no mundo (Foto: Reprodução/Télam)
A freira Mónica Astorga idealizou o primeiro condomínio para mulheres trans do mundo (Foto: Reprodução / Upsocl)


Há mais de 15 anos, a freira argentina Mónica Astorga, da Ordem dos Carmelitas Descalços, dedica-se ao trabalho social com mulheres trans em situação de vulnerabilidade. Foi dialogando com essa população e entendendo suas necessidades que ela criou e lançou um novo projeto: um condomínio com 12 casas individuais. A inauguração foi realizada neste mês em Neuquén, na Argentina.

Segundo a Télam, agência pública de notícias da Argentina, esse é o primeiro complexo de moradias voltado para o grupo ao redor do mundo. Com o lançamento, os imóveis já servem como lar para 12 mulheres trans de entre 40 e 60 anos, com ou sem companheiro. O edifício está sendo administrado pelo próprio monastério em que a religiosa trabalha.

A freira Mónica Astorga idealizou o primeiro condomínio para mulheres trans no mundo (Foto: Reprodução/Télam)
A inauguração do condomínio para mulheres trans foi feita neste mês (Foto: Reprodução / Télam)


“Essas mulheres vivem nas trevas há muito tempo. As casas devem iluminar seus caminhos, para que a sociedade compreenda que elas também merecem viver com dignidade e respeito”, comentou Mónica, no dia da inauguração.

A construção tem dois andares, com seis apartamentos de 40 m² em cada. Os imóveis contam com sala, cozinha equipada, banheiro completo e quarto, além de uma varanda individual. Ainda há um espaço comunitário e um parque de 120 m² destinado a horta, lazer e estacionamento.

Fonte: Revista Casa e Jardim

Comentários