|
O “Diálogo de Bonecas” é uma mistura de palavras específicas
criadas pelas travestis brasileiras e do Iorubá, além de outras palavras comuns
em terreiros de umbanda. O Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros - FONATRANS na pessoa da sua Presidenta, Jovanna Baby, a qual é idealizadora, como também é fundadora
do Movimento de Travestis no Brasil e está trabalhando na reedição desse
importante instrumento histórico que é o primeiro dicionário do dialeto próprio
das travestis criado por elas para se defender dos ataques da sociedade em
geral.
O dicionário foi lançado em 1992 pela primeira associação de travestis do mundo, a ASTRAL – Associação de Travestis e Liberados, também fundada no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo da reedição do Bajubá das Travestis é acabar de uma vez por todas com o apagamento histórico da luta social desse segmento por um lugar ao sol. Vários outros dicionários já foram lançados no Brasil, inclusive usando palavras retiradas do “Diálogos de Bonecas” sem citar a fonte. As travestis são as pioneiras em vários aspectos da luta LGBTQIA+.
O “Bajubá Odara” que é o nome dado à nova edição virá acompanhado do resumo histórico do surgimento do Movimento de Travestis no Brasil. Várias pessoas estão envolvidas neste feito grandioso que marcará para sempre a escrita brasileira a quem é de direito esse protagonismo. Para esse feito histórico Jovanna Baby, autora da obra, conta com um time de peso e de importância singular para a causa trans desse país que são a Professora e Pesquisadora Letícia Carolina da UFPI e membra do FONATRANS; da Transativista, Pesquisadora, membra da ANTRA, Bruna Benevides; Professor Edmar Ferreira – GGLOS Picos e do Estudante, Pesquisador e membro da AMATRA, Caio Mendonça.
O livro deverá estar pronto no início de setembro, o qual pretendem lançar no VI Encontro Nacional de Travestis Negras e Negros a se realizar de 08 a 11 de outubro do corrente ano.
Comentários
Postar um comentário