Makayla Sabino é a 1ª bailarina trans a compor corpo de balé da Anitta no Rock in Rio


Por Chico Tomaz

Makayla Sabino, de 19 anos, é uma das presenças mais aguardadas do show de estreia da cantora cis Anitta neste sábado (05), no Rock in Rio. Ela será a primeira bailarina transexual a compor o corpo de balé da artista e se prepara para arrasar na coreografia ao lado de 17 bailarinos.

Moradora do Complexo do Alemão, Makayla é coreografa, bailarina e modelo. O convite para o balé aconteceu depois que Anitta, através da sua coreografa Arielle, conheceu e se emocionou com a história de luta da bailarina para o reconhecimento de sua identidade.

“Ela tem uma história incrível, hoje conseguiu vencer na Justiça a dura batalha para ser reconhecida como mulher. E eu queria fazer do meu show um palco para a diversidade, como já fiz outras vezes. E quero fazer isso sem estereotipar ninguém. Ela é uma mulher e ponto. Não tem razão para ser tratada de forma diferente”, afirma Anitta ao O Globo.

A artista vibra e diz que se apresentar no Rock in Rio será um sonho realizado. Tanto por representar sua arte quanto representar as mulheres trans, a comunidade LBGTI das periferias e a luta das minorias. “É incrível poder dar visibilidade ao corpo trans, estar no balé como uma mulher e não sendo oprimida e estereotipada como um gay afeminado, o que acontece muito por aí”, afirma.


Recentemente, Makayla divulgou uma foto com a nova certidão de nascimento nas redes sociais, em que mostra que retificou o prenome e gênero dos documentos oficias. O direito é garantido desde 2018, quando o Supremo Tribunal Federal autorizou que pessoas trans retifiquem suas documentações diretamente no cartório, sem a necessidade de laudos médicos ou ação judicial.

“Meu nome é Iara Makayla da Silva Sabino e sou uma mulher. Deus me deu mais uma vitória, Oya soprou ventos e raios ao meu favor e Xangô me trouxe justiça. É um dia de muita felicidade , após quase 2 anos de muita persistência , muita papelada , ir em muitos cartorios , muitos choros e decepções hoje conquisto com muito orgulho a retificação do meu nome . Se já estava difícil me engolir , agora vão ter que mastigar muito”. escreveu.


Fonte: NLUCON

Comentários