Globo abre seleção voltada a atores trans para personagem em nova novela das 19h


Por Chico Tomaz

A TV Globo está pronta para dar mais um salto, quebrar tabus e caminhar rumo à representatividade. Tanto é que ela está a procura de um ator trans para viver um personagem que será destaque na próxima novela das 19h, “Salve-se Quem Puder”, de Daniel Ortiz. Ela tem estreia prevista para o primeiro semestre de 2020.

De acordo com o jornal O Dia, as seleções já estão ocorrendo em várias regiões do país. E a exigência é de que seja mesmo aprovado um ator que foi designado mulher ao nascer, mas que se identifica com o gênero masculino e é um homem. Não há mais informações sobre o personagem e se ele também será trans.

De qualquer forma, a iniciativa é muito importante, pois além de dar oportunidades a novos artistas, é uma forma de agregar a diversidade e mostrar talentos trans reais. Afinal, ao longo da história geralmente vimos na TV, papéis trans sendo interpretados por pessoas cis. É só lembrar que em “A Força do Querer”, em 2017, foi uma atriz cis, Carol Duarte, que interpretou o primeiro personagem trans, Ivan.

Desde que iniciaram as reivindicações de representatividade trans, a emissora está de olho em talentos que correspondam com a demanda. Em 2018, Nany People interpretou a personagem trans Marcos Paulo, um papel de grande destaque que seria inicialmente vivido pela atriz cis Renata Sorrah. Atualmente, Glamour Garcia ganhou visibilidade ao integrar o elenco da novela das 21h “A Dona do Pedaço”, com a personagem Britney. E Gabrielle Joie também ganhou um papel como a Michelle na trama das 19h, “Bom Sucesso”.

Vale dizer que dois artistas homens trans já atuaram nas novelas da Globo. Thammy Miranda que antes da transição de gênero interpretou a policial Jô, que investigava o tráfico de mulheres na novela “Salve Jorge”, em 2013. E Tarso Brant, que fez uma participação especial em “A Força do Querer”, em 2017, interpretando a si mesmo e ajudando o personagem Ivan a se descobrir e se aceitar homem trans.

 


Agora nos resta aguardar para conhecer esse novo talento nas telinhas, e que a partir desse, mais portas se abram para pessoas LBTQI+ mostrarem as suas habilidades artísticas.

Fonte: NLUCON

Comentários