Atriz trans Gabrielle Joie fala sobre a estreia em 'Bom sucesso'



Aos 21 anos, a atriz Gabrielle Joie acaba de fazer sua estreia nas novelas em "Bom sucesso", a nova trama das 19h da Globo. Na história, é Michelly, uma jovem trans do subúrbio que tem uma personalidade forte e, mesmo quando sofre bullying, costuma se sair bem.
Gabrielle, que também é trans na vida real, diz que ficou ansiosa com o trabalho e espera que a personagem faça com que outras meninas trans se sintam representadas:
- Ela é uma jovem adolescente do ensino médio, em começo de transição, muito solar, autêntica, vaidosa e um pouco atrapalhada. No decorrer da trama, serão mostradas algumas das dificuldades que enfrenta, dentro ou fora da escola. O foco dos conflitos, entretanto, não é exclusivamente a transexualidade - afirma a atriz.
Natural de Brasília, Gabrielle conta que o seu primeiro contato com as artes cênicas foi na escola, ainda na infância, quando participava do grupo de teatro. Já na adolescência, se mudou para São Paulo para trabalhar como modelo e atriz. Ficou conhecida ao criar um canal na internet, onde fazia vídeos falando sobre a sua transição e projetos artísticos.
-  Fiz muitos testes e conheci muita gente incrível que me ajudou a chegar onde estou hoje. Minha forma de expressão na internet, com vídeos no YouTube, também foi uma grande aliada - destaca a atriz, que fez, também, uma participação na série "Sob pressão" no ano passado.
Gabrielle diz que tem o hábito de interagir com o público nas suas redes sociais e que recebe muitas mensagens de pessoas pedindo ajuda com questões relacionadas à transição de gênero:
- Amo dividir com as pessoas quem eu sou de verdade, e procuro ser o mais atenciosa possível com quem me procura. Sempre recebo também uma ou outra mensagem preconceituosa, mas não dou o mínimo de atenção. Não permito que me atinjam.
Com a estreia da novela das 19h, duas atrizes transexuais estão no ar simultaneamente em faixas diferentes. Além dela, Glamour Garcia interpreta Britney em "A dona do pedaço". Para Gabrielle, o momento significa um marco:
- É muito gratificante estarmos conquistando um espaço em que podemos mostrar nosso talento e existência para tanta gente, ainda mais dividindo este espaço com uma mulher tão incrível como a Glamour, que sempre admirei. A sociedade ainda é extremamente hostil (com as pessoas transexuais) e exige de nós muita coragem e garra para continuarmos ocupando espaços tão importantes. Como a nossa luta não é em vão, hoje conquistamos um lugar de representatividade, que mostra que somos capazes e valida nossa existência. É um progresso - analisa.
Morando atualmente no Rio por conta da novela, ela diz que os seus momentos de folga são sempre motivo para ir à praia ou encontrar os amigos. E, questionada se está em alguma relacionamento, a atriz responde:
- Estou casada e em lua de mel comigo mesma.
Gabrielle Joie (Foto: Globo / Estevam Avellar)

O Globo

Comentários