Transfobia motivou veto de Bolsonaro em comercial do BB, que proíbe temática LGBT em novas campanhas

Agora todas as peças publicitárias de estatais vão passar por aprovação do Planalto e palavras como "lacrou" e outras ligadas ao dialeto LGBT estão proibidas.


Comercial do Banco do Brasil que fala sobre diversidade foi vetada pelo governo Bolsonaro. (Foto: Reprodução)
Comercial do Banco do Brasil que fala sobre diversidade foi vetada pelo governo Bolsonaro. (Foto: Reprodução)

Agências de publicidade contratadas pelo governo federal foram informadas que, a partir de agora, todas as peças deverão ser submetidas ao escrutínio da Secretaria de Comunicação Social (Secom), comandada pelo ministro da Secretaria de Governo, general Santos Cruz. Esta semana, o Palácio do Planalto determinou que o Banco do Brasil retirasse de circulação uma campanha publicitária, cujo mote era a diversidade, por ter desagradado o presidente Jair Bolsonaro. O caso foi revelado pela coluna de Lauro Jardim, do O Globo.
Em reunião no Banco do Brasil com inúmeras agências de publicidade, determinou-se, por orientação do Planalto, que palavras como “lacrou” e outras ligadas ao dialeto LGBT estão proibidas de serem usadas em qualquer tipo de peça publicitária e de divulgação. A informação é do colunista Maurício Lima, na coluna Radar.
A determinação, uma espécie de “Dicionário da Censura” vale para todas as estatais.

Entenda

Uma campanha publicitária do Banco do Brasil dirigida para o público jovem, divulgando o serviço de abertura de conta corrente por aplicativo no celular, foi retirada do ar por recomendação do presidente Jair Bolsonaro. O episódio também envolveu a saída do diretor de Comunicação e Marketing do banco, Delano Valentim, que atualmente está de férias.
Durante a manhã desta quinta-feira, Bolsonaro também disparou ataques à comunidade LGBT ao dizer que “O Brasil não pode ser um país do mundo gay, de turismo gay. Temos famílias”.
Fonte: Gay1

Comentários