Nova carteira de identidade do RJ vai incluir nome social com validade em todo o território nacional

Detran vai emitir nova carteira de identidade no Rio. (Foto: Reprodução)

O Detran vai lançar, nesta sexta-feira, a nova carteira de identidade, que vai reunir números dos documentos mais importantes, além de constar o nome social. O documento também vai incluir o tipo sanguíneo e fator RH com validade em todo o território nacional, além de ter ícones para deficientes físicos, visuais, auditivos e intelectuais.
Para o vice-governador Claudio Castro, “a maior vantagem da nova carteira de identidade é reunir uma coleção de vários documentos, evitando que o cidadão tenha que portar toda essa documentação toda vez que precisar apresentá-la.
A primeira via será gratuita, como já ocorre com a carteira atual. As carteiras antigas continuam válidas, mas quem pedir o novo modelo terá que pagar a taxa de emissão da segunda via, no valor de R$ 38,58.
O novo documento não terá data de validade, à exceção do concedido a menores de 16 anos e filhos de brasileiros nascidos no exterior que não possuam o registro consular porque precisam optar pela cidadania brasileira quando completam 18 anos. O documento é exclusivo dos brasileiros natos, estrangeiros naturalizados ou portugueses beneficiados pelo artigo 12 da Constituição.
Atualmente, a carteira inclui o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas da Receita Federal) e o PIS (Programa de Integração Social) ou Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). A nova terá também os números de: DNI (Documento Nacional de Identificação), NIS (Número de Integração Social), Cartão Nacional de Saúde, título de eleitor, identidade profissional expedida por órgão ou entidade legalmente autorizado, carteira de trabalho, carteira de habilitação e certificado militar. Para a inclusão desses dados, será preciso apresentar originais ou cópias autenticadas dos documentos.

Fonte: GAY 1

Comentários