ANTRA e IBTE divulgam dossiê dos assassinatos por Transfobia de 2018




O Brasil é o país que mais assassina pessoas trans no mundo. O número de assassinatos é três vezes maior que o segundo colocado no mundo, México com média de 50 mortes. 
A ANTRA desenvolveu um estudo sobre esses assassinatos e divulgou o Mapa desses Transfeminicídios no último dia 25 de janeiro de 2018 e é com ele que se buscará resolver parte desse problema.

Infelizmente, o Brasil segue na liderança no ranking dos assassinatos de pessoas Trans no Mundo, conforme publicado no último relatório da Trangender Europe (TGEU), instituição que monitora dos casos de assassinatos de pessoas Trans pelo mundo, a partir de dados coletados pela mídia, todavia o número de ocorrências desse tipo pode ser ainda maior, devido ao elevado índice de subnotificação. Este levantamento ganhou ampla notoriedade na mídia nacional e internacional, tendo sido massivamente compartilhado nas redes sociais, e citado em debates, pesquisas, artigos, escritas e artigos acadêmicos em todo o país. Cumprindo com seu objetivo de trazer visibilidade aos dados, serviu ainda como uma importante ferramenta de denuncia dessas violências e se consolidou como um marco neste tipo de levantamento, devido a clareza na análise dos dados e o comprometimento com a pesquisa.

A ANTRA e o Instituto Brasileiro Trans de Educação (IBTE) passam a fazer o levantamento de forma conjunta, ampliando a capacidade de pesquisa e aprofundamento nos dados. Inclusive firmando o compromisso do lançamento unificado das publicações que antes eram feitas de formas autônomas por ambas as instituições.

Para ter acesso ao documento, clique AQUI

Fonte: ANTRA e DOSSIÊ: ASSASSINATOS E VIOLÊNCIA CONTRA TRAVESTIS E TRANSEXUAI NO BRASIL EM 2018.

Comentários