Tiffany, primeira trans no vôlei, será candidata a deputada em SP

Nome da atleta foi oficializado durante a convenção do MDB, em São Paulo; no esporte, ela foi alvo de polêmicas em virtude de biologia masculina


A jogadora de vôlei Tiffany Abreu, primeira mulher trans a disputar a Superliga de vôlei, decidiu aceitar o convite do MDB e foi oficializada como candidata a deputada federal por São Paulo durante a convenção da legenda, neste sábado.
Tiffany afirmou que, ao menos até o final do ano, seguirá jogando profissionalmente no time do Sesi Bauru, onde a sua presença tem sido alvo de controvérsia, com recordes e críticas de adversárias de que ela teria um benefício indevido em virtude da sua biologia masculina. A jogadora disse que gostaria de continuar a jogar, mas com o impacto sobre o tratamento hormonal em seu corpo, pensa em outras possibilidades de levantar a bandeira das pessoas transexuais.
“O Brasil precisa de candidatos que promovam inclusão social, pessoas que possam brigar pelo esporte e pelas mulheres trans. Eu quero entrar na política para ajudar pessoas que necessitam”, afirmou Tiffany. Questionada sobre a existência de bancadas contrárias às suas bandeiras, a jogadora afirmou que vai pedir respeito. “Vou respeitar todas as pessoas e eu espero que elas me respeitem”.
Já em relação à escolha do MDB, ela explica que “as pessoas que me deram oportunidades estão no partido”. O Sesi Bauru é um dos times apoiados pela rede de escolas da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Presidente licenciado da Fiesp, Paulo Skaf foi confirmado durante o evento como candidato ao governo do estado.
Fonte: VEJA

Comentários