Ativista Niels Jansen é o 1º homem trans a vencer o Mister Gay Dinamarca

From-left-2nd-runner-op-Anders-Bendiksen-Mr-Gay-Denmark-2018-Niels-Jansen-and-1st-runner-up-Bjorn-Dotzauer-photo-by-Pilu-Ottosen-Out-About-850x550


O tradicional concurso Mister Gay Dinamarca coroou pela primeira vez um competidor homem trans. Trata-se do ativista de direitos humanos Niels Jansen, que venceu os adversário na competição que ocorreu no fim de maio na boate G*A*Y Copenhague, capital dinamarquesa.

Niels tem 44 anos e afirmou que o título significa muito para ele, principalmente pela oportunidade de mostrar que há homens trans (pessoas que foram designadas mulheres ao nascer, mas que se identificam com o gênero masculino e são homens) que se relacionam com outros homens (sim, também são gays). 

"Há muitas maneiras de ser homem e há muitas maneiras de ser um homem gay. E todos somos válidos e dignos de respeito e amor. Eu me senti visto, ouvido e validade. E esse sentimento é maravilhoso", declarou. 

Durante a competição, todos os candidatos tiveram que apresentar um cartaz aos juízes e explicar o que ele significa. Niels escolheu um cartaz com uma imagem dele completamente nu e foi ovacionado pela plateia. "Esse processo tem sido longo e desgastante para mim. Eu tenho problemas de saúde mental, tenho tendências para ansiedade e depressão. Apesar disso, decidi me tornar visível", afirmou.

Quando venceu e teve seu nome divulgado, tornando-se o primeiro homem trans a vencer o concurso de mister a nível internacional, Niels foi aplaudido em pé pela plateia. "É uma grande honra que eu, um homem transgênero, tenha sido escolhido para representar o meu país nessa competição que celebra os homens. Eu farei o meu melhor", comemorou. 



mister1

mister2

Ele agradeceu o fato de ter sido escolhido e lembrou especialmente de Bjorn Dotzauer, homem cis que ficou em segundo lugar no Mister Gay Dinamarca. "Ele me ajudou muito, tem uma história muito forte. Pensei sinceramente que ele venceria", afirmou. O terceiro lugar ficou com Anders Bendiksen.

Fonte: NLUCON

Comentários