Após transição do noivo, escritora publica livro sobre homem trans


Thati Machado tem 27 anos, três livros publicados e 60 mil leitores fiéis na plataforma de literatura Wattpad. Neste sábado (12), ela chega às livrarias com sua nova obra "Singular" (Qualis, R$ 41,50), na qual conta a história de vida de Noah, um homem trans.

Não é a primeira vez que Noah surge nas narrativas de Thati: ele era coadjuvante em seu outro livro, "Poder Extra G". Fez tanto sucesso entre os leitores que acabou ganhando uma história só para ele. A ideia de incluir um homem trans nas narrativas veio do processo de transição de seu namorado.

"O Poder Extra G foi inspirado em mim, porque eu nunca me senti representada nas histórias que lia. E isso me fez pensar em outras pessoas que não se sentiam representadas. Aí surgiu o Noah, inspirado no meu noivo, que na época estava começando a se descobrir transgênero", conta a autora.

No entanto, as histórias não são as mesmas. Enquanto o noivo de Thati passou pela transição já adulto, o personagem vive isso ainda na infância. "Desde pequeno, ele tem a sensação de que é diferente e que está em um corpo que não condiz com sua mente. No começo do livro, os pais rejeitam e tentam impor a menina que ele deveria ser."

Para construir uma história bem representativa, além das trocas com seu companheiro, ela fez uma pesquisa sobre o tema. Padrões e pressões estéticastambém são assuntos abordados no livro, através da personagem Rafaella, uma ex-modelo que acabou engordando após enfrentar uma endometriose.

Além de querer que leitores se sintam representados, Thati acredita no poder da literatura de mudar o mundo e combater o preconceito. "Quando a gente tira a pessoa da ignorância e coloca ela em uma posição de empatia, consegue transformar um pouco o nosso mundo."

Fonte: UOL

Comentários