I Fórum Espírito-Santense de Vivências Trans será realizado em São Mateus/ES




Acontecerá em São Mateus no Campus da UFES o I Fórum Vivências Trans em comemoração ao Dia 15 de Maio, Dia do Orgulho de Ser Travesti e Transexual. A data foi referendada porque o Movimento Nacional, organizado, de Travestis e Transexuais nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 15 de maio de 1992, através do grupo ASTRAL - Associação de Travestis e Liberados, que se tornou a primeira ONG de Travestis e Transexuais da América Latina. Até a data não se tinha conhecimento de outra associação específica para pessoas Trans na região.

Idealizado por um grupo de 06 Travestis, sendo elas Jovanna Baby, Jossy Silva, Elza Lobão, Beatriz Senegal, Raquel Barbosa e Munique do Bavier, com objetivo de atuar no resgate da cidadania plena, inclusão social e enfrentamento da violência cometida pela sociedade em geral contra essa população, bem como a luta pela conscientização e prevenção do HIV/Aids e o apoio às pessoas já infectadas.

Por esse motivo, temos a intenção de tornar a data de criação deste movimento no Rio de Janeiro como o Dia do “Orgulho de Ser Travesti e Transexual”. Advertindo que a mesma não anula ou se contrapõe a data do 29 de janeiro – Dia da Visibilidade Trans, já ratificada no Brasil.

O 15 de Maio marca uma data histórica para este segmento no Brasil, pois pela primeira vez, essa população estava se organizando de forma política, o que causou visibilidade e repercussão na mídia, que publicizavam a ação, dada a importância da mesma ao articular em associações para aumentar as forças coletivas e brigar pela existência das pessoas Travestis e Transexuais. Assim sendo, o Fórum Nacional de Travessia e Transexuais Negras e Negros e o Fórum Capixaba de Travestis e Transexuais em parceria com a UFES e Prefeitura de São Mateus, realiza a comemoração desta data para chamar uma reflexão do porque o nosso País é o que mais mata Travestis e Transexuais no Mundo.

Comentários